sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CONCLUSÃO DA CONVERSA COM AS ESCOLAS


ESCOLAS: A maioria das escolas particulares visitadas estavam adequadas de acordo com as exigências, já as escolas publicas, a minoria estava adequada.

De acordo com o CME, todas as escolas devem se adequar conforme a resolução deles para receberem crianças portadoras de necessidades especiais.
 
Algumas exigências do CME: barra no mínimo em um banheiro, rampas, apoio pedagógico, professores auxiliares a mais em caso da presença de portadores de necessidades especiais.
UNIVERSIDADES: Todas as universidades visitadas estavam em partes preparadas para receberem PNEs.  

CONVERSA: Os professores entrevistados, a maioria confessa ter tido apenas na faculdade, alguma aula ou trabalho sobre o assunto, mais muito pouco, nada especifico, de como trabalhar ou tratar um PNEs, ou até mesmo de como ensina-los dependendo da NE. Alguns professores de escolas fundamentais particulares receberam capacitação á respeito do assunto.

Os alunos entrevistados, estão cursando uma faculdade, e dizem já ter tido dificuldades no passado em relação a aprendizagem mas que no momento estão se virando bem, foram entrevistados dois deficientes visuais e um deficiente físico, um deficiente visual diz que o programa DOSVOX, o ajuda bastante, o outro diz que a faculdade disponibiliza livros em braile e também o material em áudio, que facilita bastante, o deficiente físico, usa uma cadeira de rodas e diz que consegue se locomover facilmente pela universidade, devido as rampas de acesso e elevadores, bem como mesas especiais.

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