ESCOLAS: A maioria das escolas particulares visitadas estavam adequadas
de acordo com as exigências, já as escolas publicas, a minoria estava adequada.
De acordo com o CME, todas as escolas devem se
adequar conforme a resolução deles para receberem crianças portadoras de
necessidades especiais.
Algumas exigências do CME: barra no mínimo em um banheiro, rampas, apoio
pedagógico, professores auxiliares a mais em caso da presença de portadores de
necessidades especiais.
UNIVERSIDADES: Todas as universidades visitadas estavam em
partes preparadas para receberem PNEs.
CONVERSA: Os professores entrevistados, a maioria confessa
ter tido apenas na faculdade, alguma aula ou trabalho sobre o assunto, mais
muito pouco, nada especifico, de como trabalhar ou tratar um PNEs, ou até mesmo
de como ensina-los dependendo da NE. Alguns professores de escolas fundamentais
particulares receberam capacitação á respeito do assunto.
Os alunos entrevistados, estão cursando uma faculdade, e dizem já ter tido
dificuldades no passado em relação a aprendizagem mas que no momento estão se
virando bem, foram entrevistados dois deficientes visuais e um deficiente
físico, um deficiente visual diz que o programa DOSVOX, o ajuda bastante, o
outro diz que a faculdade disponibiliza livros em braile e também o material em
áudio, que facilita bastante, o deficiente físico, usa uma cadeira de rodas e
diz que consegue se locomover facilmente pela universidade, devido as rampas de
acesso e elevadores, bem como mesas especiais.
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