terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tecnologias na inclusão escolar


O Computador e o Portador de Necessidades Especiais
              A informática e o computador podem se tornar grandes aliados do portador de necessidades especiais, o portador de necessidades especiais pode encontrar no computador um maior leque de opções do que as oferecidas pela escola.

Deficiência Visual e Computador
              O sistema operacional DOSVOX, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade federal do Rio de Janeiro, sob a supervisão do analista José Antonio Borges, permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador, através do uso de sintetizador de voz para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um alto nível de independência no estudo e trabalho.
              
Deficiência Física e Paralisia cerebral e Computador
              Crianças com dificuldade de pegar um lápis devido a paralisias podem utilizar o teclado, seja para escrever, desenhar ou colorir, e, com o computador, a produção e ilustração de textos torna-se mais estética. Além disso, para os portadores de problemas motores o desenho é quase sempre tarefa muito árdua. Ilustrar um texto com o ferramental disponível no computador para aqueles portadores desta dificuldade torna-se um feito artístico e estético.
Para o portador de paralisia cerebral a experiência educativa com o computador significa a oportunidade de desenvolver atividades desafiantes tanto no campo educacional quanto no de diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário